Volvo inicia testes do seu primeiro ônibus biarticulado 100% elétrico
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Volvo
Em um avanço significativo para o transporte público sustentável, a Volvo Buses América Latina anunciou o lançamento do primeiro chassi elétrico biarticulado de seu portfólio. Este ônibus, o maior elétrico da empresa no mundo, promete transformar o transporte de massa com sua eficiência e capacidade de operar com zero emissões. Em carrocerias de 28 metros a capacidade de transporte é de até 250 passageiros. “Estamos conciliando a base mecânica consagrada há anos em nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.
O presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques, destacou o potencial revolucionário do novo veículo: “Com a capacidade de transportar um volume de passageiros comparável ao de um sistema de metrô, mas com custos significativamente menores e impacto ambiental nulo, este chassi elétrico biarticulado é uma solução inovadora para as cidades.”
Produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba, o chassi está pronto para ser exportado para diversas metrópoles globais que já implementaram sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro já utilizam esse tipo de ônibus de forma mais destacada.
O conjunto mecânico do biarticulado elétrico mantém as características robustas e de alta capacidade de seus similares movidos a diesel, mas incorpora o trem de força elétrico do Grupo Volvo, utilizado também em caminhões e equipamentos de construção da marca. Com o motor posicionado estrategicamente entre os eixos, o veículo oferece uma distribuição de carga otimizada e um salão de passageiros livre de obstruções, graças à instalação inteligente dos componentes elétricos e mecânicos abaixo do piso.
Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina, ressaltou a fusão de tradição e inovação: “Aliamos a base mecânica comprovada de nossos biarticulados a diesel à vanguarda da tecnologia de ônibus elétricos, reafirmando nosso compromisso com a mobilidade sustentável.”
Equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, o biarticulado elétrico oferece um total de 400kW de potência, equivalente a 540 cavalos, e conta com uma caixa de câmbio automatizada, baseada na renomada transmissão Volvo I-Shift. Esse conjunto proporciona uma performance superior, com menos vibração e maior vida útil, resultando em custos de manutenção reduzidos.
Com mais de três décadas de experiência desde a introdução do conceito de ônibus biarticulados, a Volvo continua a liderar o caminho no transporte de massa eficiente e seguro, com veículos operando em cidades-chave da América Latina, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade de vida urbana.