Trânsito de Salvador é citado como referência em evento internacional nos EUA
Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha/PMS
A acentuada redução no número de mortes por sinistros de trânsito, registrada em Salvador desde 2013, foi apresentada como modelo de sucesso em gestão de trânsito e segurança viária durante o evento internacional “Partner Meeting 2024”, realizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla em inglês).
Salvador foi citada como a cidade parceira da BIGRS, em todo o mundo, com maior redução no número de mortes. A parceria envolve diversas cidades da América, Ásia e África. O Relatório Preliminar de Vítimas Fatais de 2023, lançado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), aponta redução de 13% no número de óbitos por acidentes de trânsito entre 2020, quando foram registradas 130 ocorrências, e 2023, quando 113 pessoas morreram.
Décio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador, e Fernando Coelho, coordenador executivo do BIGRS em Salvador, participaram do evento representando a cidade. Para Décio, o destaque se deve a um “trabalho sério e dedicado com foco permanente em salvar vidas, iniciado pelo ex-prefeito ACM Neto e com continuidade na gestão do prefeito Bruno Reis”.
“Promovemos a readequação de velocidade em diversas vias da cidade, construímos novas vias e intensificamos as ações educativas e fiscalizatórias”, complementou o superintendente. De 2011 a 2020, a Transalvador atingiu a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito. Na década atual, de 2021 a 2030, a tendência é a mesma.
A readequação de velocidade nas principais vias foi apontada também como um dos fatores para o sucesso de Salvador. Em sua palestra, Ezequiel Dantas, diretor adjunto de Segurança Viária da BIGRS, frisou que, como resultado, “as mortes de pedestres têm diminuído de forma consistente desde 2019”.
Durante o evento, foram apresentadas inovações e estudos de caso de sucesso na redução de mortes e lesões no trânsito. Os participantes discutiram estratégias eficazes para a gestão de velocidade e iniciativas de segurança para motociclistas, além de abordarem a importância do financiamento sustentável para projetos de segurança viária.
Em seu pronunciamento, Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies, 108º prefeito de Nova York e Embaixador Global da OMS para Doenças Não Transmissíveis e Lesões, alertou que o mundo está em uma “encruzilhada”, mostrando avanços na melhoria da segurança viária, mas não progredindo rápido o suficiente.
Dados – De acordo com o Relatório Global de Status sobre Segurança Viária de 2023 da OMS, os sinistros de trânsito são a 12ª principal causa de morte globalmente e a principal causa de morte para idades de 5 a 29 anos em todos os países. Além disso, os sinistros ceifam quase 1,2 milhão de vidas em todo o mundo a cada ano e ferem até 50 milhões de pessoas. O relatório também mostra que 90% das mortes relacionadas ao trânsito ocorrem em países de baixa e média renda.