Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico para o mercado brasileiro
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Scania
A Scania apresentou o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no Brasil. Esse modelo histórico marca o início da jornada de eletrificação da fabricante sueca no país. O veículo possui autonomia entre 250 a 300 km, tração 4×2 e é voltado para aplicações urbanas. Além disso, oferece opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas terão início na Lat.Bus 2024, a Feira Latino-Americana do Transporte, que acontecerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, expressou orgulho pelo lançamento do primeiro ônibus elétrico 100% Scania no Brasil. Ele destacou que este é um ano especial para a marca no país, e a modernidade da eletrificação será incorporada à fábrica. A produção do ônibus elétrico está prevista para começar em março de 2025, marcando uma transformação significativa para a Scania.
Durante o principal Salão de Ônibus da América Latina, a Lat.Bus, os clientes serão convidados a conhecer essa nova era da mobilidade. A Scania também oferecerá uma condição especial de preço de lançamento na feira. Além disso, o Scania Banco disponibilizará financiamento via funding verde, com uma taxa de juros referencial competitiva de 0,79%. Vale ressaltar que a linha a diesel continuará disponível, mantendo o menor custo total de operação, e a gama a gás também será complementada pelo produto elétrico. A diretoria da montadora também esclareceu que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro ônibus elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.
Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, detalhou as características do K 230E B4x2LB. Com autonomia de 250 a 300 km, esse ônibus urbano possui tração 4×2 e pode acomodar carrocerias de 12 a 14 metros, com capacidade média para 80 passageiros. O motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt são importados. O propulsor, chamado EMC 1-2, oferece 230 kW (equivalente a 310 cavalos) e está ligado a um câmbio de duas marchas. O carregador de 130 kW permite recarga em 150 a 170 minutos. O motor elétrico desenvolve o pico de torque em zero rotação, proporcionando uma experiência suave e silenciosa durante a operação, além de facilitar a manutenção devido ao seu design simples.