fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

BRT Salvador testará maior articulado elétrico do Brasil em setembro

Por Emerson Pereira – Foto Lucas Marques

O uso de ônibus de grande porte continua sendo um dos maiores desafios na estrutura de transporte da capital baiana. No entanto, a gestão municipal tem se movimentado para ampliar a utilização desses veículos na rede de transporte da cidade. Recentemente, o BRT de Salvador recebeu sete ônibus longos, com 15 metros de comprimento, de um total de 56 veículos encomendados com essa configuração.

Em setembro, um superarticulado elétrico de 23 metros da BYD entrará em operação no BRT em fase de teste. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), este é o maior ônibus elétrico disponível no mercado nacional, e o objetivo é avaliar seu desempenho nas vias do BRT de Salvador. O segue o padrão do sistema de transporte adotado pela SPTrans em São Paulo e deve chegar em Salvador nas próximas semanas.

A utilização de ônibus com maior capacidade de transporte é uma estratégia importante para mitigar os impactos da superlotação nas grandes metrópoles. Na década de 1990, Salvador contou com diversos ônibus articulados em sua frota, esses “sanfonas” operavam nas linhas mais movimentadas da cidade. O último desses sanfonados foi desativado em 2012. Em 2009, a extinta empresa Barramar adquiriu um lote de 50 ônibus trucados de 14 metros, que operaram em suas principais linhas até 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *