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Caio inicia testes do seu novo ônibus elétrico, comparável aos modelos do Integra

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Caio Induscar

Seguindo a tendência de eletrificação da frota de transporte público no Brasil, a Caio, uma das principais fabricantes de carrocerias do país, lançou um novo protótipo de carroceria para chassis elétricos: o eApache Vip V 100% elétrico. Utilizando um chassi da Volkswagen, o veículo será testado por uma empresa de ônibus de São Paulo.

A partir de 17 de setembro, o eApache Vip V circulará experimentalmente em diversas linhas urbanas da cidade de Osasco (SP). Além deste modelo, também estará em operação o eMillennium, com chassi Scania de 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias WEG, já conhecido no mercado.

O CEO do Grupo Caio, Paulo Ruas, destacou que o novo modelo “reflete o comprometimento da marca com inovações tecnológicas e sustentáveis, aliado ao design do modelo urbano mais vendido no país: o Apache Vip Caio”.

Sobre o Protótipo eApache Elétrico

O ônibus elétrico Apache Vip, de quinta geração, comporta até 83 pessoas, sendo 39 passageiros sentados, 42 em pé, um cobrador e um motorista. O protótipo foi montado sobre o chassi Volkswagen 17-230 ODS Full Air, com piso alto de 12 metros e sistema de eletrificação Plugin.

Com embarque dianteiro, o veículo possui três portas no lado direito da carroceria, todas com acionamento elétrico e de emergência. As poltronas são injetadas e totalmente estofadas, com encosto de cabeça. Dos 38 assentos, seis são reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, e dois para pessoas com obesidade.

O ônibus também conta com um elevador semiautomático na porta central e espaço exclusivo para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia.

As tecnologias embarcadas no eApache Vip incluem ar condicionado elétrico, catraca eletrônica, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, tomadas USB nas laterais do salão, iluminação interna em LED e nas caixas de porta, pontos para instalação de microcâmeras e validador.

O modelo também possui um teclado com sistema multiplex, que alerta o motorista sobre possíveis falhas elétricas, proporcionando maior segurança durante o trajeto. Conta ainda com quatro itinerários eletrônicos em LED, localizados na parte frontal, traseira, lateral direita e na base do painel da carroceria, todos controlados por um dispositivo no painel do motorista.

Diferente dos modelos elétricos apresentados até agora no mercado brasileiro, o eApache Vip tem uma configuração mais simples e similar aos ônibus utilizados na maioria dos sistemas de transporte urbano do país. Exceto pela motorização elétrica, o veículo é semelhante aos últimos ônibus adquiridos pelos operadores do sistema Integra em Salvador.

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