Ônibus elétricos da ligação do Aeroporto de Salvador e o metrô começam a operar
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Govba
Nesta quarta-feira (26), o Aeroporto Internacional de Salvador recebeu uma nova frota de ônibus elétricos para a conexão com a Estação do metrô. Os veículos farão o trajeto entre o aeroporto e o metrô em apenas quatro minutos. O evento de inauguração contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que foi o primeiro a embarcar na viagem inaugural, marcando o início de um projeto focado na redução de poluentes. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o diretor da CCR, Júlio Freitas, e o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, entre outras autoridades.

O serviço gratuito, que anteriormente utilizava ônibus movidos a diesel, agora passa a contar com veículos elétricos de padrão aeroportuário. Durante os horários de pico, das 7h às 8h e das 17h30 às 18h30, o intervalo entre as viagens é de 10 minutos, e ao longo do dia, incluindo domingos, o intervalo é de 15 minutos. Em 2024, foram realizadas em média 230 viagens diárias, transportando mais de 1,4 milhão de passageiros. “Estamos celebrando mais uma parceria com a CCR, trazendo uma inovação importante para Salvador e para a Bahia. Embora seja um transporte de curta distância, seu impacto é enorme. Para os moradores de Salvador, que já estão acostumados com o transporte coletivo, agora terão à disposição uma opção elétrica, sem emissão de gás carbônico, contribuindo para um futuro mais sustentável. Esse é um passo importante na transição energética da nossa cidade”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Os novos ônibus elétricos, que substituirão os veículos a diesel, possuem ar condicionado, piso baixo para garantir acessibilidade, espaços específicos para bagagens e conectores USB para recarga de celulares. A mudança na matriz energética foi estimulada pela Sedur/CTB e faz parte de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a CCR Metrô, que se comprometeu a buscar excelência na prestação do serviço. Foram adquiridos três novos ônibus elétricos da marca BYD, sendo dois operacionais e um reserva.
