Mobilidade UrbanaTransporte público

Governo do Estado aprova subsídio para os ônibus da Região Metropolitana de Salvador

Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, no dia 1º de abril, um Projeto de Lei que autoriza o governo do estado a oferecer apoio financeiro emergencial às empresas do sistema de transporte metropolitano, que operam linhas integradas ao metrô de Salvador. A aprovação ocorreu por unanimidade entre os parlamentares da casa.

A medida foi apresentada pelo Executivo estadual no dia 21 de fevereiro, um dia após o governador da Bahia ter anunciado a manutenção do valor da passagem do metrô em R$ 4,10 e a continuidade dos valores das tarifas dos ônibus metropolitanos.

O projeto prevê um subsídio de até R$ 30,2 milhões ao longo dos próximos 12 meses. Os repasses serão destinados exclusivamente às empresas de transporte regulamentadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA). O aporte financeiro atende a uma reivindicação antiga do setor de transporte da RMS, que enfrenta dificuldades há pelo menos quatro anos. Além de gerar muitas reclamações dos usuários, a crise no sistema de transporte metropolitano levou ao encerramento das atividades de várias empresas da região Metropolitana de Salvador (RMS), como VSA, BTM, Costa Verde, Brisa e Cidade das Águas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *