Aumento no número de motos em Salvador reflete desafios no transporte público da cidade
Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto
Com um sistema de transporte público historicamente deficitário, os moradores de Salvador têm buscado alternativas para se locomover pela cidade. Entre as soluções mais adotadas, as motocicletas ganham destaque. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a frota de motos na capital baiana aumentou 33% nos últimos cinco anos, passando de 160.792 veículos em 2020 para 215.393 em 2025. Esses números não incluem motos vindas de outras cidades que circulam na capital.
Esse aumento expressivo está associado a fatores como a expansão de serviços por aplicativo e de delivery, além do custo relativamente baixo desse meio de transporte. Contudo, o crescimento da frota de motos tem acarretado impactos negativos, como o aumento de acidentes. Em 2024, dados da Transalvador registraram 3.063 sinistros envolvendo motocicletas, resultando em 84 vítimas fatais, sendo 61 delas os próprios motociclistas. Esse número representa 59% do total de mortes no trânsito na cidade durante o ano.
Para tentar mitigar os problemas causados pelo grande volume de motos, a Prefeitura de Salvador implantou recentemente uma motofaixa na Avenida Bonocô, nos dois sentidos. A iniciativa é um projeto-piloto que busca melhorar a fluidez no trânsito e oferecer maior segurança aos motociclistas que trafegam pela via.
O crescente número de motos em Salvador reflete a insatisfação da população com o transporte público e a busca por meios mais acessíveis de locomoção. No entanto, a ampliação da frota de motocicletas, somada ao aumento de acidentes, ressalta a necessidade de maiores investimentos na melhoria do transporte coletivo. Cidades com sistemas eficientes de transporte público tendem a reduzir a dependência por veículos individuais, como as motos.