Número de passageiros no metrô de Salvador aumenta e alcança marca histórica
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação CCR Metrô
O metrô de Salvador apresentou um aumento de 4% no número de passageiros transportados no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela operação do sistema, registrou, no dia 3 de abril, o marco histórico de mais de 435 mil usuários utilizando o Sistema Metroviário de Salvador em um único dia.
Esse crescimento reflete o reconhecimento da população pelas vantagens do modal, elogiado por sua segurança, agilidade e eficiência. A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, celebrou o feito: “Esse novo recorde no número de passageiros reforça a importância do sistema metroviário para a mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana. A Sedur acompanha de perto esse avanço e reafirma o compromisso do Governo do Estado com a ampliação de um transporte público cada vez mais eficiente, seguro e acessível para a população.”
Júlio Freitas, diretor da CCR Metrô Bahia, destacou o impacto positivo do crescimento no uso do sistema. “O metrô tem se consolidado como a melhor alternativa de transporte, contribuindo significativamente para a redução do trânsito. Os números recordes reafirmam o nosso compromisso em promover soluções de mobilidade que conectem pessoas e lugares, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para cidades mais sustentáveis. O transporte sobre trilhos é essencial para o futuro das metrópoles brasileiras,” afirmou.
Inaugurado em 2014, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já acumulou mais de 730 milhões de passageiros transportados e mais de 2,3 milhões de viagens realizadas. Em 2024, o sistema alcançou um recorde de 18 dias de operação ininterrupta, seis vezes mais do que o registrado no ano anterior. Esses avanços foram decisivos para atender à demanda durante eventos culturais, shows e festivais, destacando o papel estratégico do metrô para a mobilidade urbana na região.